LINKS ENCOMENDADOS

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

QUEM SÃO OS BATISTAS

FONTE: SITE DA IGREJA BATISTA DE PAU DOS FERROS

TÊM OS BATISTAS CONVICÇÕES EM COMUM COM OUTROS CRISTÃOS ?

Sim , os Batistas têm muitas convicções em comum com outros cristãos ; acreditam em Deus como Criador de todas as coisas e como Pai celestial que chama a si todos os homens .
Os Batistas crêem em Jesus Cristo , como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nEle tem fé .
Eles crêem no Espírito Santo como guia sempre presente , que proporciona o conhecimento cristão da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.
Eles crêem que a igreja é constituída do povo do seu amor e serve aos seus semelhantes em nome de Cristo.
Os Batistas crêem na inspiração e autoridade da Bíblia .

POR QUE OS BATISTAS FORMAM À PARTE UMA FAMÍLIA DE CRISTÃOS

A resposta está no seguinte conjunto de convicções mantidas pelos Batistas :

Os Batistas crêem que Jesus Cristo é o Senhor e tem plena autoridade nos céus e na terra.
Os Batistas crêem que toda pessoa deve reconciliar-se com Deus mediante o arrependimento de seus pecados e a fé pessoal no Senhor Jesus.
Os Batistas crêem que o batismo segue a profissão pessoal de fé em Cristo , e introduz o crente na igreja.
Os Batistas crêem que Deus dotou cada homem de dignidade pessoal e liberdade de escolha , e que toda criatura humana deve fazer suas próprias decisões acerca da fé.
Os Batistas crêem que todo cristão tem responsabilidade de dar testemunho de Cristo , fazendo-o por palavras e ações.
Os Batistas crêem que a mais alta lealdade dos crentes é devida a Jesus Cristo e não a credos , tradições ou instituições religiosas. A suave vontade do Senhor Jesus Cristo está intrinsecamente ligada a todo cristão.
A autoridade de Cristo também significa que Ele é Senhor da igreja.
Nenhum ministro , sacerdote , bispo ou papa tem o direito de exercer a autoridade como se fosse o próprio Cristo ( Mateus 28:18). Todo homem tem acesso direto a Deus e o direito de responder por si mesmo , e de alegrar-se com a presença do Senhor no culto e no serviço.
A autoridade de Cristo abrange também os valores morais . Ele satisfaz às mais profundas necessidades de cada homem e acende as mais elevadas aspirações nos seus seguidores . A experiência humana em todos os tempos confirma a verdade dos ensinos do Senhor Jesus Cristo . Paz , justiça e compreensão só se tornam realidade quando Jesus domina.

QUAL O CONCEITO DE FÉ PESSOAL ?

Há muitos conceitos de fé . Alguns a consideram como um credo ou um conjunto de preceitos a que devemos obedecer . Outros vêem nela algo em que temos que acreditar , a despeito da razão . Os Batistas , porém , crêem que a fé equivale à confiança e ao compromisso individual . A fé constitui valor espiritual que consideramos acima de nós mesmos.
Existe algo terrivelmente errado no homem . A Bíblia revela que todos os homens pecaram ( Romanos 3:23). Nosso mundo não se tornará melhor enquanto o homem não for mudado por dentro . Essa transformação somente será possível pela Graça de Deus através da fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8).

A HISTÓRIA DOS BATISTAS NO MUNDO

A história dos Batistas no mundo pode ser contada a partir de duas raízes principais :

• Das suas doutrinas ;
• Do surgimento no cenário mundial com o nome Batista .

AS RAÍZES DOUTRINÁRIAS

Os Batistas saem diretamente das páginas do Novo Testamento : dos lábios e ensinos de Jesus e dos Apóstolos e tem sua trajetória marcada pela oposição a toda corrupção da doutrina cristã claramente exposta no Novo Testamento.
Ao consultar a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira você verá que as nossas doutrinas saem, com clareza límpida , das sagradas escrituras.
A corrupção de algumas doutrinas e práticas do cristianismo começaram a surgir muito cedo em sua história , como pode ser constatado nos escritos dos apóstolos . Esta corrupção foi se ampliando após a “ conversão ” do Imperador Constantino (306 a 337) ao cristianismo , ocorrida a partir de 312 quando incorporou a cruz ao seu estandarte e passou a favorecer aos cristãos . Muitos destes resistentes rejeitavam as inovações doutrinárias e as práticas e por isso foram perseguidos, exilados e mortos . Eles mantiveram acesas as doutrinas cristãs genuínas e possibilitaram, que através dos tempos , outros se levantassem na Idade Média ( conhecida como a Idade das Trevas ) como Cláudio de Turim, Pedro de Bruys e Henrique de Lausanne, Pedro Vado, João Wycleffe, João Huss e muitos outros.
Com o surgimento da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero, e deflagrada em 31 de outubro de 1517 quando da publicação das suas famosas 95 teses , na porta do castelo de Wittenberg, criou-se a oportunidade de que muitos grupos dissidentes intensificassem suas pregações , e entre eles os chamados Anabatistas que sustentavam muitas doutrinas que os Batistas esposam e representavam o grupo mais ativo e poderoso daquele momento . O nome que lhes foi dado pelos seus opositores “ ANABATISTAS ” significa “os rebatizadores”.
Finalmente , em 1608 um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa , liderados por John Smyth que era pregador e Thomas Helwys que era advogado , organizaram em Amisterdã, em 1609 uma igreja de doutrina Batista , como era o sonho dos dois líderes.
John Smith batizou-se por imersão e em seguida batizou os demais fundadores da igreja , constituindo-se assim a primeira igreja organizada, tendo como espelho as doutrinas do Novo Testamento inclusive o batismo por imersão e mediante a profissão de fé em Jesus Cristo .
Com a morte de John Smyth logo depois , e da decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada se desfez e parte de seus membros se uniram aos menonitas.

AS RAÍZES DO NOME BATISTA

A história começa com a organização da Igreja em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612, Poe Thomas Helwys e seus seguidores , Já batizados na Igreja em Amsterdã. É esta Igreja , que agora inicia a linhagem das igrejas batistas que começam a crescer na Inglaterra sob severa perseguição por dissentirem da igreja oficia , a Igreja Anglicana .
A perseguição a Igreja Batista e a outros grupos separatistas, os levou a várias partes do mundo , e em especial as colônias da América do Norte , em busca da liberdade religiosa.
Dois ilustres homens são considerados fundadores das igrejas batistas em solo americano , Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rode Island, e John Clarck que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rods Island e conhecida desde 1648. Os batistas se espalharam pelas diversas colônias da América do Norte e fora influentes na formação da constituição americana de 1781.

O TRABALHO MISSIONÁRIO BATISTA NO MUNDO

Em 1791, um jovem pastor inglês chamado William Carey sentindo forte compaixão pelas multidões pagãs da Índia , decidiu iniciar com o apoio de vários pastores , um movimento para o envio de missionário para àquelas terras . Assim foi criada a Sociedade de Missões no Estrangeiro , que tem tido uma participação muito grande na expansão da obra Batista na Ásia e África além de outros continentes e inclusive no Brasil.
Por sua vez os Batistas Norte-Americanos foram grandemente motivados a evangelizar o mundo . Um jovem casal de missionários Adoniram e Ana Judson enviados em 1812 pela Igreja Congregacional, para evangelizar a Índia , com destino a Calcutá, examinando a Bíblia , especialmente o Novo Testamento , a doutrina do batismo , já que iriam se encontrar com o missionário Batista William Carey e seu grupo de pastores , acabou por concluir que os batistas estavam certos . Eles foram batizados pelo pastor William Ward companheiro de Carey. O mesmo fato aconteceu com outro missionário congregacional, também enviado a Índia, Luther Rice, que igualmente foi batizado, tornando-se Batista.
Eles decidiram que Adoniram Judson permaneceria no oriente e Luther Rice voltaria aos Estados Unidos para mobilizar os Batistas para a obra missionária . Seu trabalho vingou e em maio de 1814, foi fundada uma Convenção em Filadélfia com o nome de “ Convenção Geral da Denominação Batista nos Estados Unidos para Missões no Estrangeiro ” .
A partir daí, a obra missionária dos Batistas iniciou um gigantesco crescimento . Chegando inclusive , através dos Batistas do Sul dos Estados Unidos, no Brasil, onde foi organizada, no dia 15 de outubro de 1882, a Primeira Igreja Batista para brasileiros em nossa terra e, deste trabalho , é que surgiu a Convenção Batista Brasileira.
Hoje os Batistas estão presentes em mais de 200 países e representa uma população de perto de quarenta milhões de membros e atingem cerca de cem milhões de pessoas no mundo inteiro .

A CHEGADA DOS BATISTAS NO BRASIL

Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista , voltada para a evangelização do Brasil, já existiam duas outras igrejas batistas , organizadas por imigrantes norte-americanos, residentes na região de Santa Bárbara D' oeste e Americana, SP.
Os casais de missionários batistas norte-americanos , recém chegados ao Brasil, William Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros ; e Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara D' oeste , decidiram iniciar a sua missão na cidade de Salvador , Bahia, com 250.000 habitantes . Ali chegaram no dia 31 de agosto de 1882 e no dia 15 de outubro , organizaram a Primeira Igreja Batista do Brasil com 5 membros ; os dois casais e o ex-padre Antônio Teixeira.
Nos primeiros vinte e cinco (25) anos de trabalho , Bagby e Taylor auxiliados por outros missionários e, por um número crescente de brasileiros , evangelistas e pastores , já tinham organizado 83 igrejas , com aproximadamente 4.200 membros .

ORGANIZAÇÃO DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA

Segundo José dos Reis Pereira , Salomão Guinsburg foi a primeira pessoa a pensar na organização de uma Convenção nacional dos batistas brasileiros.
Mas , somente em 1907, a idéia foi concretizada. A. B. Deter, Zacharias Taylor e Salomão Guinsburg concordaram em dar prosseguimento ao plano . Eles conseguiram a adesão de outros missionários e de lideres brasileiros , inclusive Francisco Fulgêncio Soren, que tinha, inicialmente, algumas reservas.
A Comissão organizadora optou pela data de 22 de junho de 1907 para organizar a Convenção , na cidade de Salvador, quando transcorria os primeiros 25 anos do inicio do trabalho batista brasileiro, também começado na referida cidade.
No dia aprazado, no prédio do ALJUBE, onde funcionava a PIB de Salvador, em sessão solene, foi realizada a primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, composta de 43 mensageiros enviados por igrejas e organizações. A casa estava cheia. O clima era de festa, celebrando o que Deus fizera a partir daquele início tão pequeno!

Criada a Convenção, foi eleita sua primeira diretoria: Presidente – Francisco Fulgêncio Soren; 1º Vice-presidente – Joaquim Fernandes; 2º Vice-presidente – João Borges da Rocha; 1º Secretário – Teodoro Rodrigues Teixeira; 2º Secretário – Manuel I. Sampaio; Tesoureiro – Zacharias Taylor. A motivação básica da criação da convenção foi missões e falava-se na evangelização de Portugal, do Chile e da África. Foram criadas além das duas juntas missionárias, Missões Nacionais e Missões Estrangeiras ( hoje Missões Mundiais) outras juntas: para a Casa Publicadora Batista, para Escola Bíblica Dominical, para União de Mocidade Batista, para Educação e Seminário, e para a Administração do Seminário. Ao todo sete (7) juntas .

As áreas de Missões, Educação Religiosa e Publicações, Educação Teológica e Educação, foram as que receberam maior atenção dos convencionais .

A CONVENÇÃO É UM FATOR DE CONVERGÊNCIA E DE UNIÃO

As igrejas se filiam à Convenção voluntariamente, aceitam sua declaração doutrinária e seu programa cooperativo e se comprometem a apoiar e trabalhar pela expansão do Reino de Deus no Brasil, no Mundo.
Unidos em torno da Palavra de Deus, da Bíblia Sagrada e da pregação do evangelho, as mais de 6.000 igrejas cooperantes ampliam seu raio de ação inclusive, pela organização de centenas de igrejas cada ano e pela evangelização de milhares de pessoas que se convertem e são batizadas.
A Convenção tem encontrado na cooperação dos pastores e leigos, homens e mulheres, na submissão ao Espírito Santo, sabedoria para organizar seus planos e aceitar os desafios da comunicação do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário